O bebé nasceu… Mas a reação foi de choque!
O bebé perfeito que tanto se idealizou, o bebé que iria tornar a sua vida mais colorida, o bebé que lhe iria proporcionar os momentos mais risonhos e resplandecentes… Irá tornar isso tudo possível, mas levará mais de tempo, porque o seu filho é igual a todos os outros que se encontram na maternidade mas leva consigo uma peculiaridade, uma Síndrome que o acompanhará para o resto da sua vida mas que não o impedirá de ser feliz!
A inclusão e a intervenção precoce por parte dos pais são fundamentais para o desempenho futuro de crianças com Trissomia 21. É necessário que os pais das crianças com Trissomia 21 conheçam técnicas que os auxiliem a estimular o seu filho.
A aprendizagem das crianças com este síndrome dá-se através de um processo mais lento e que exige mais esforço, para que esta aprendizagem se desenvolva corretamente deve-se oferecer á criança o maior número de experiências possíveis e diversificadas.
Outra particularidade destas crianças é que a sua atenção não se mantém por tempo prolongado, é necessário que que a criança desenvolva a sua capacidade de atenção, devendo os pais e educadores proporcionarem à criança atividades em curtos períodos de tempo e periodicamente ir aumentando o tempo de exposição ao que é ensinado e proposto.
A curiosidade para conhecer e explorar o que os rodeia é limitada, por este motivo, é necessário despertar na criança o interesse para observar e explorar coisas novas. Para despertar este interesse, sempre que os pais e educadores se apercebam que algo ao redor da criança é ainda desconhecido para a mesma, devem aproveitar para comentar o que estão a observar levando a criança a ficar desperta para o que lhe era anteriormente desconhecido. Esta aprendizagem será feita através de estimulação dos sentidos.
Crianças com esta síndrome apresentam dificuldades em solucionar problemas novos, mesmo quando semelhantes a outros problemas já vividos. Por este motivo, os pais e educadores devem proporcionar à criança a resolução de problemas diários sem antecipar a sua solução, isto fará com que a criança retenha pequenas informações e se torne mais autónoma no futuro quando lhe for apresentado um problema semelhante.
Nunca se deve apresentar atividades e conceitos novos, sem que se certifiquem que a criança já está familiarizada com as anteriores.
O amadurecimento de uma criança com Trissomia 21 depende da sua autonomia, aquisição de conceitos e experiências vividas, por este motivo é necessário que os pais e educadores destas crianças lhes deem liberdade de escolha sempre que possível, tendo em consideração as suas limitações, desejos e interesses.
É importante não esquecer o quanto uma criança com Trissomia 21 luta para atingir certas metas! Estes pais devem sempre valorizar o esforço dos seus filhos e relembrá-los do sucesso que já alcançaram. Como todos os filhos, eles são filhos especiais, apesar das suas limitações todos os dias procuram por uma vida igual à das crianças que os rodeiam e demonstram que ser diferente é normal!
Beatriz Marques
Ana Patrícia Ferreira
1ºano Licenciatura Educação Básica Diurno
Sem comentários:
Enviar um comentário